Concurso de Fotografia - UM OLHAR NATURAL - Regulamento disponivel aqui... Participem

04 março, 2010

ONDA VERDE ORGANIZA 9º INTERCÂMBIO INTERNACIONAL


Sendo 2009 o Ano Europeu da Criatividade e Inovação e com a instalação da crise internacional, os jovens têm que se servir da criatividade e da inovação para dar resposta aos seus anseios de conseguir trabalho e contribuir para a construção duma Europa sólida e multicultural de respeito pela identidade de cada país e por um desenvolvimento sustentável unânime.
Assim, a Onda Verde toma, mais uma vez, a iniciativa e organiza um Intercâmbio Multilateral para Jovens, no âmbito do Programa Juventude, desta vez subordinado ao tema “ Criatividade e Inovação: Chave para as mudanças Globais “. Este intercâmbio decorreu de 2 a 12 de Outubro de 2009, em Fafe e no Porto e contou com a participação de 39 jovens provenientes de diferentes organizações de vários países: Associação Cruceiro do Monte de Espanha, Eurogems Assoc. di Promozione Sociale de Itália, Youth Awards Association da Turquia, Czech Youth Prog, Duke of Edimburg Awards da República Checa, CRIS- Civil Initiatives Development Centre da Polónia e ONDA VERDE de Portugal.
Um dos objectivos deste intercâmbio era fazer workshops sobre a Inovação e a Criatividade utilizando diversas ferramentas para ultrapassar dificuldades que os jovens enfrentam nos seus países. Discutir o papel das organizações na promoção da Criatividade dos jovens e no seu aproveitamento e no incentivo para a Inovação. Os participantes ficaram alojados durante os primeiros dias no Complexo de Rilhadas em Fafe e no restante tempo na Residencial Castelo no Porto. Durante a sua estadia em Fafe, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e da história da região, através de visitas e de vários workshops realizados. Os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver diversas actividades desportivas no Complexo, tais como Voleibol, Tiro com Arco, Paintball, Pontes de cordas, Piscina, Karting entre outras. Por outro lado, na cidade do Porto, tiveram a possibilidade de conhecer o Património Histórico da cidade do Porto e a relação com o turismo. Os participantes visitaram ainda as Caves do Vinho do Porto e fizeram um cruzeiro no Rio Douro. Estas visitas constituíram pontos de partida importantes para o conhecimento da cultura urbana. Os workshops e debates, realizados neste âmbito, revelaram-se bastante proveitosos. Esta acção permitiu o intercâmbio de ideias e de experiências de índole cultural, tendo sido proporcionados momentos onde as diferentes organizações participantes puderam dar a conhecer os seus usos e costumes, nos domínios da dança, música e gastronomia. Passaram o último dia no COJ a acabar os dossiers que se propuseram fazer durante o Intercâmbio e na Festa de Despedida que proporcionou momentos para recordar. As actividades desportivas e os jogos quebra-gelo, constituíram momentos importantes para o relacionamento e integração de todos os jovens. Este projecto foi financiado pela Comissão Europeia, mas para a sua realização foi ainda necessário o apoio da Empresa Douro Azul e das Caves de Vinho do Porto Taylors a quem expressamos os nossos agradecimentos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home