Concurso de Fotografia - UM OLHAR NATURAL - Regulamento disponivel aqui... Participem

29 junho, 2005

EXPEDIÇÃO MARROCOS 2004

Numa das reuniões de direcção, onde se discutia possíveis actividades a realizar, nasceu a ideia de irmos mais longe e aventurar-nos nos picos e vales do Alto Atlas.
Decidimos então realizar uma expedição a Marrocos nas férias da Páscoa, com o objectivo de subir o maior pico do Norte de Africa, Jbel Toubkal a 4167m, não desperdiçando a oportunidade de conhecer um pouco mais de um país tão enigmático como Marrocos.

Definido o trajecto e todas as precauções a tomar, um grupo constituído por 14 aventureiros partiu à descoberta, no dia 16 de Abril de 2004, às 10h da manhã...

Inicia-se assim mais uma grande aventura da Onda Verde...

A viagem de carrinha foi demorada, mas nada que nos fizesse desencorajar, pois sempre inventávamos novas formas de passar o tempo!
Pernoitámos em Tarifa - Espanha, no parque de campismo mais meridional da Europa, "Rio Jara".
Atravessamos o Estreito de Gibraltar de ferry boat. Chegando a Marrocos tomámos a direcção do Alto Atlas.
Pernoitámos em Chefchaouen, passámos em várias cidades e pudemos observar a beleza da paisagem durante todo o percurso.
Acampámos em Imlil, uma aldeia que se situa a 1700m de altitude. Ali deixamos os transportes e preparamo-nos para a marcha. Após dois dias em Imlil para aclimatização, durante os quais, tivemos oportunidade de conhecera aldeia e contactarmos de perto com a população local. Alugámos mulas e um guia, Mustapha Rami.

A 10 de Abril encetámos a marcha. Numa primeira fase caminhámos pela montanha até ao refugio do Toubkal, a 3207m de altitude onde pernoitámos. No dia seguinte, bem cedo rúmamos para o topo do Atlas, devido à acção provocada pela altitude, alguns elementos não fizeram a ascensão. Fomos então, um grupo de seis, desafiando os nossos próprios medos, subindo com coragem e enfrentando a neve, passando or zonas onde ficávamos reduzidos à nossa insignificânçia, quando defrontados com tamanha beleza e imponência dos picos cobertos com um manto branco.

Fica então registado, que no dia 11 de Abril de 2004, por coincidência dia de Páscoa em Portugal, pelas 13:00h, um grupo de associados da Onda Verde conquistou o Jbel Toubkal.

!!! 4167m de coragem, dúvidas, persitência, insegurança e finalmente vitória !!!

Voltámos a Imlil. Estourados, mas felizes, cansados mas com a certeza de que valeu a pena todo o esforço...
Cumprido o nosso objectivo principal, retomámos o caminho de volta, mas com tempo para visitar certos pontos de referência: a medina de Marrakech e a praça Djema El Fna, com os encantadores de serpentes, danças e cantares tradicionais... A cidade de fez, outro ponto de referência, com as suas inúmeras mesquitas, conhecida pelos seus tintureiros e pela sua medina, com ruas típicas, cheias de histórias e mistérios...

De novo, o trajecto Ceuta - Algeciras de ferry boat, com paragem em Tarifa e viagem de volta ao "lar doce lar".
Uma viagem que vai ficar pra sempre nas memorias de todos os participantes!!!

"Não percam o proximo episódio porque nós também não"